Serra conta com serviço de controle de natalidade de cães

Serra conta com serviço de controle de natalidade de cães

A solenidade contou com as presenças do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, do secretário de saúde, Silvani Alves, do vereador Bruno Lamas, da coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde Ana Paula Magalhães, dos agentes comunitários de saúde, e a diretora da Associação dos Amigos dos Cães Errantes de Jacaraípe (AACERJ), Andressa Damasceno.

Durante as falas a diretora da AACERJ, Andressa Damasceno lembrou da trajetória de Rosilda Soares, procuradora federal aposentada que era ativista na defesa dos animais na região de Jacaraípe, falecida em janeiro de 2011. Andressa demonstrou gratidão ao trabalho da amiga e a prefeitura da Serra em construir o Centro Cirúrgico.

“Tudo começou com uma reunião com o vereador Bruno Lamas. Ele ajudou muito o nosso trabalho nos apresentando para o Centro de Controle de Zoonoses CCZ. Bruno nos ouviu e participou conosco de reuniões e teve sensibilidade com a nossa causa”, disse Andressa.

A diretora da AACERJ informou que a obra custou R$ 180 mil. Ela esclareceu que o espaço é um local clínico de controle de natalidade que obedecerá prioridades e não um lugar de castração de animais aleatoriamente. “Servirá de apoio ao controle de natalidade”, explicou.

O vereador Bruno Lamas destacou que o próximo passo será a luta por uma nova área para a sede do Centro de Controle de Natalidade Animal. “Esse departamento que é dirigido pela zootecnista Ana Paula Magalhães apresenta a sociedade um importante trabalho no controle de epidemias e combate a dengue. Agora ele também poderá combater a natalidade de cães que vivem nas ruas. Fico feliz de participar deste acontecimento”, enfatizou.

O primeiro cão a passar por cirurgia de castração já está com atendimento agendado para o dia 18. A previsão é que sejam realizadas entre 80 a 100 cirurgias por mês.

Tags:

Leia também

Acompanhe

Carregando...
Ver mais vídeos