Até quando a violência ofuscará Jacaraípe?

Até quando a violência ofuscará Jacaraípe?

O vereador Bruno Lamas esteve presente, participou e acompanhou de perto a manifestação. Ele conta que entende como legítima a manifestação por mais segurança e melhorias na qualidade de vida do balneário. Pode não ser o melhor caminho, mas foi a maneira que os moradores encontraram para registrar sua insatisfação e medo com a falta de segurança.

“Como morador a 34 anos de Jacaraípe, nascido e criado nesta região, pude viver momentos de muita alegria em um balneário seguro, tranquilo e agradável, como muitas belezas naturais. Tenho muitos amigos nesta comunidade, mas lamento que muitas das boas lembranças ficaram no passado. Jacaraípe sofre com o descaso e com a falta de segurança. Todos os dias um comerciante é assaltado, ou um jovem é assassinado e a motivação é quase sempre as drogas. Esse cenário repercuti lá fora e espanta não somente quem mora aqui, mas aqueles que gostariam de trazer suas famílias para desfrutar de férias tranqüilas no balneário”, declarou Bruno Lamas.

O vereador Bruno Lamas, que é um ativista da luta pela segurança no balneário, tem realizado cobranças efetivas às autoridades públicas por mais segurança. Recentemente fixou três outdoors com os dizeres “JACARAÍPE CHORA E CLAMA POR MAIS SEGURANÇA” em manifesto à violência que ronda o balneário.

Na análise do vereador, o problema da violência está ligado a uma série de fatores. Um deles é o reduzido efetivo da polícia militar e civil que é disponibilizado para Serra e conseqüentemente para Jacaraípe.

“Somos mais de 45 mil moradores no balneário e contamos com um efetivo de 85 homens na 2ª Cia do 6ª BPM. Um contingente que é absurdo. A Serra, que possui mais de 450 mil habitantes possui apenas 400 policiais militares, quando a ONU preconiza que devem ser 1 para cada 250 habitantes, no caso teríamos de ter pelo menos mil policiais nas ruas”, destacou Bruno.

Bruno defende ainda melhora na estrutura do balneário de Jacaraípe. “Precisamos de mais qualidade de vida, uma orla mais organizada, o turismo precisa ser levado mais a sério”.

Para o vereador, é preciso que o governo do Estado coloque como prioridade o combate à violência na Serra e em Jacaraípe e aumente o número de policiais nas ruas. Outra ação importante seria o combate direto e intenso ao tráfico de drogas, o maior causador da violência.

“A comunidade não pode se deixar levar por politicagem e deve separar quem não ajuda, daqueles que vão efetivamente buscar soluções junto às autoridades competentes. Acredito, como cidadão, numa Serra melhor em que Jacaraípe voltará aos seus tempos áureos e acabará de vez com esse câncer que é a violência. Por isso, conclamo a uma união de forças. Onde estão os deputados estaduais da Serra? Por que não reclamam e lutam por uma distribuição mais justa do efetivo das polícias? Por que a Serra sempre fica com o menor efetivo sendo reconhecida como uma cidade muito violenta? Onde estavam nossos deputados no momento do manifesto da população?”, lamentou o vereador Bruno Lamas.

Tags:

Leia também

Acompanhe

Carregando...
Ver mais vídeos