Professor que teve covid não terá Bônus Desempenho cortado
O governador Renato Casagrande anunciou ontem (29) o pagamento do Bônus Desempenho para professores afastados por covid. Para isso, ele enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 295/2021. Esta é uma bandeira do nosso mandato.
No dia 15 de março, recebemos representantes da Associação dos Diretores e Ex-diretores de Escolas Públicas Estaduais do Espírito Santo (Adires), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
Duas preocupações nos chamaram a atenção: a preocupação com a vacinação dos trabalhadores da Educação e o pedido para que o profissional que teve covid não sofra desconto no seu Bônus Desempenho.
Atualmente, se o profissional trabalha durante um ano sem receber abono ou tirar atestado, ele pode receber até 100% de um salário, o que contribui muito como ajuda de custo.
Porém, se ele tem covid ou suspeita de ter se contaminado, acaba faltando, o que levava à perda do bônus.
A injustiça será corrigida, uma vez que a licença médica, por sintomas gripais, é uma medida preventiva.
Agradecemos ao governador, que tem atendido a todos os nossos pedidos: vacinou os professores, vai manter o Bônus Desempenho, estuda um reajuste no salário do magistério e avalia um Plano de Carreira para a categoria. Juntos, somos mais fortes!