"Autismo. Um modo diferente de ser, sentir e ver o mundo"
No último domingo, dia 14/09, foi realizada a Corrida Azul. Dia especial em que a sociedade pode refletir sobre o autismo.
O evento foi promovido pela Amaes - Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo com apoio do nosso mandato, que além de debater e defender a causa, destinou emenda parlamentar no valor de 30 mil reais para a realização do evento.
"A primeira vez que visitei uma lar, conheci uma mãe e o seu filho autista, me sensibilizei e passei a trabalhar pela causa. O Autismo ou Espectro Autista, pode ser considerado um distúrbio neurológico, que compromete a interação social, a comunicação e o comportamento. Não há comprovação se o distúrbio é genético, mas existem casos como o de uma mãe Inglesa, que possui seis filhos autistas", relata o deputado Bruno Lamas.
O deputado destaca que dentre os principais desafios do autista estão: a inclusão social, a falta de atendimento especializado como terapias, psicologia, neurologia, entre outros.
"O direito a educação das crianças autistas não é respeitado. As escolas não estão preparadas para receber e educar os portadores da síndrome, que precisam de atenção e cuidados especiais. Comprovadamente as terapias minimizam e ajudam a organizar o interior. Aqui no Estado, lutamos para construção de um Centro de Referência e Tratamento do Autismo, como existe em Pirassununga- SP. As mães de crianças autistas, além dos desafios rotineiros, da busca incansável por tratamentos para seus filhos, das dificuldades para conciliar a vida profissional com a atenção necessária, sofrem com a omissão do poder público sobre o assunto", enfatiza o deputado.
"Elas temem o futuro e o que será de seus filhos. Muitos são os casos de suicídios praticados em momento de desespero e de falta de esperança em um futuro melhor. Faço aqui um apelo, vamos abraçar essa causa. Vamos lutar, refletir. Vamos nos unir em defesa daqueles que tanto precisam de nós", finaliza Bruno Lamas.