Barra Azul

Logomarca

AMOR PELO ESPÍRITO SANTO Foto
  • slider1
  • slider2
  • slider3
  • slider4

Blog

Segunda-feira, 16 de Maio de 2011

A Agonia da Família

A pastoral de hoje é sofredora. Trata do novo estado e da situação em que se encontra a família brasieira, especialmente a cristã; trata da agonia da família.

Agonia é aflição, é amargura, é angústia, é consternação, é desgosto, é dor, é luto, é padecimento, é sofrimento, é suplício, é tormento, é tortura, é tribulação, é tristeza!

Há uma interrogação no rosto das gentesdevido aos novos dilemas que sufocam e estrangulam a família. "Por que há tantos problemas, desajustes, desentendimentos dentro da casa?" perguntam. "Onde estamos errando?". "Em que estamos falhando?".

Ouso indicar alguns elementos, mas não todos. A diversidade é patente e, ao mesmo tempo, latente, dissimulada:

1. Necessidade produzida. Desejamos ter muito, ter tudo que o mercado produz. Não nos satisfazemos (não discuto o por quê aqui) com o que temos. Nesse frenesi sacrificamos o lar e trabalhamos longas jornadas, deixando os filhos sob cuidado de terceiros que não tem a responsabilidade em sua educação. Parafraseio a fala de Jesus: "Que adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua família?" É melhor ter pouco, andar à pé, mas viver unidos e em amor. Ouça Provérbios: "Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes e muitas brigas." (17, 1).

2. Pouco diálogo, pouco ensino. Enquanto a Escritura diz: "E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te". (Dt 6:7), há pais estressados, cansados da jornada, presos à TV que não conseguem mais conversar, orientar, ensinar, admoestar, disciplinar os filhos. A morte segue as pisadas desse proceder.

3. Exemplo débil. O comportamento diário deve condizer com a fé genuína. Quando o discurso é diferente da prática os desajustes e rebeldias serão inevitáveis.

Os tempos preditos como penosos chegaram! Se não houver mudança profunda no viver e no compromisso radical com Jesus, pouca esperança haverá! Mudemos nossa história enquanto há tempo!

Pr. Carmo Zortéa

Publicado às 18:58h

Sexta-feira, 04 de Março de 2011

Canção das mulheres, de Lya Luft. Minha homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

"Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.

Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.

Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.

Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.

Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.

Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.

Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida.

Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''

Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.

Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire".

Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher."

Publicado às 08:49h

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010

Façamos o nosso tempo!

O TEMPO NÃO ESPERA POR NINGUÉM.


Faça você mesmo o seu tempo, mude enquanto é tempo, pois se você não tomar a decisão, alguém em qualquer tempo, ou algum fato ou circunstância poderão manobrar o seu processo e efetuar mudanças e transformações na sua vida.

A responsabilidade perante a vida é individual e intransferível. Você pode e é capaz! Teste-se! Tenha coragem! Escreva você mesmo no livro da sua vida, faça dela uma obra de arte.

Ame sempre sem recompensa! Procure despertar ideais elevados. Respeite a tudo e a todos independente do que pensam e do que fazem. Pois não nos cabe julgar ninguém, e cada um responderá por sua própria vida diante de Deus.

Ajude a quem precisa, e tenha sempre uma palavra de ânimo e coragem para teu semelhante. Plante árvores, flores, cuide da natureza, dos animais, dos rios, enfim, respeite o planeta em que vive e que tão generosamente te oferece tudo o que precisas. Não se esqueça você também pode ser um vencedor!!!

Feliz 2010!!!!

Publicado às 16:07h

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

... E vamos em frente!!

Publicado às 17:52h

Sábado, 12 de Dezembro de 2009

Feliz Natal e boas festas

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.

Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.

O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.

Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.

Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!  

Publicado às 12:18h

COMPARTILHE